O Castelo de Colomares foi construído entre 1987 e 1994, por iniciativa do médico Esteban Martín, para comemorar o 500º aniversário da descoberta da América por Cristóvão Colombo. É uma obra monumental que funciona como um livro de história, esculpido em pedra, que se abre para envolver o visitante e o levar numa viagem pelos feitos, desafios e sucessos do famoso navegador.

Apesar de ser relativamente recente em comparação com outros castelos europeus, este edifício rapidamente ganhou fama e transformou-se numa das atrações mais emblemáticas da região. Afinal, deixar a imaginação correr solta enquanto se observa os peculiares elementos de design do edifício, é a melhor (e mais divertida) maneira de aprender sobre a Idade de Ouro espanhola. Visitar este castelo proporciona não só uma experiência visual, mas também uma compreensão mais profunda do papel crucial que a Espanha desempenhou na história mundial. 

Abrangendo uma área de 1.500 metros quadrados, Colomares incorpora elementos de estilos como o neo-gótico, o neo-românico e o neo-bizantino e da sua estrutura fazem parte uma igreja, uma cripta, uma torre de observação e vários pátios, cada um meticulosamente desenhado.  

Abriga igualmente torres, campanários e baluartes que contribuem para a sua aparência de castelo de conto de fadas.

No interior há mais para descobrir: as três caravelas que chegaram primeiro à América (a Nina, a Pinta e a Santa María), o pagode chinês que simboliza o objetivo original de Colombo de chegar ao Leste Asiático e as bandeiras das nações envolvidas na descoberta do Novo Mundo, assim como inúmeras referências à vida e aos acontecimentos históricos que marcaram o percurso do famoso navegador genovês. 

Ao pé do castelo estende-se um encantador jardim botânico que proporciona um oásis tranquilo para quem quer fugir da agitada Costa del Sol. Aqui, os visitantes podem passear entre uma variedade de plantas e flores coloridas, desfrutando da maravilhosa vista do mar mediterrâneo. 

Como visitar

A estrutura está localizada a poucos quilómetros do centro da cidade de Benalmadena, a cerca de 19 quilómetros de Málaga, e é facilmente acessível a pé, de carro ou autocarro. 

Do centro de Benalmadena leva cerca de 15 minutos, a pé, até o Castelo de Colomares. Se optar por ir de transporte público apanhe o autocarro 121 que para perto do castelo. Quem optar por ir com a sua própria viatura encontra um parque de estacionamento mesmo ao lado da entrada. 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram