A original obra chama-se “umschreibung”, foi concluída em 2004 e instalada na sede da KPMG. Rapidamente ganhou destaque entre os amantes de arquitetura e logo se converteu num dos melhores locais para fotografar em Munique. 

O artista Olafur Eliasson descreve-a como um “movimento sem destino, um espaço definido pelo movimento e não pelas paredes”.

Hipoteticamente, seria possível subir a escultura, que tem cerca de 10 metros, se o seu acesso não estivesse sempre bloqueado, mas mesmo de baixo é um trabalho admirável e bonito de ver.

Os edifícios de escritórios ao redor do pátio são bastante coloridos, o que permite tirar boas fotografias de vários ângulos.

Evite o meio-dia se a sua ideia for fotografar a escada em direção ao céu, porque a essa hora o sol incide mesmo no centro do pátio. No resto do dia, a escadaria fica na sombra.

Como visitar

O pátio onde se encontra a escadaria é de livre acesso por isso se quiser ver esta bonita peça de arte não precisa de se preocupar com o horário de funcionamento ou em comprar bilhete de entrada. 

Basta apanhar a linha U4 ou U5 do metro de Munique, sair na estação de Schwanthalerhöhe e caminhar cerca de 100 metros até ao prédio de escritórios da KPMG. 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram