1. Entrar numa chaminé vulcânica

Já imaginou como seria entrar numa chaminé vulcânica com 90 metros de profundidade, formada há cerca de 3200 anos? Não é preciso imaginar, em Portugal, mais precisamente na ilha Terceira pode ter esta experiência ao vivo e a cores no Algar do Carvão. É uma verdadeira aula de vulcanismo e geologia em tempo real e os acessos, através de escadas, são fáceis para serem feitos com crianças.

Dentro do Algar do Carvão
Dentro do Algar do Carvão Dentro do Algar do Carvão créditos: andarilho.pt

2. Fazer uma aula de surf

Com a aproximação do verão, chega também a altura ideal para experimentar a sensação de deslizar numa onda. Um conselho: não leve apenas as crianças, experimente também com elas. De norte a sul do país, existem muitas opções de escolas de surf credenciadas onde é possível comprar uma ou mais aulas de surf ou bodyboard.

3. Descobrir as lagoas do Vez neste passadiço

É um percurso fácil, para toda a família, que permite ainda, nos dias quentes, dar um mergulho nas lagoas límpidas do rio Vez. Os passadiços Lagoas do Vez são um percurso linear de 2km (4 km ida e volta) e ficam localizados em Arcos de Valdevez.

Passadiços Lagoas do Vez
Passadiços Lagoas do Vez créditos: andarilho.pt

4. Observar estrelas e planetas no Alqueva

Sabia que fica em Portugal o primeiro destino Starlight do mundo? Estes lugares são certificados por terem baixos níveis de poluição luminosa, permitindo ótimas oportunidades para observar todo o espetáculo do céu noturno. No Dark Sky Alqueva existem uma série de atividades e, uma vez que está pela região, pode também aproveitar para conhecer os encantos do Grande Lago.

5. Caminhar com um burro de Miranda

Os burros de Miranda são uma espécie autóctone portuguesa que pode ser conhecida em Trás-os-Montes. Através do trabalho da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), é possível ficar a conhecer mais sobre este animal que acompanhou o homem desde os tempos mais remotos e faz parte do património cultural do país. Uma das atividades mais interessantes para os mais pequenos é fazer uma caminhada na companhia de um ou mais burros de Miranda, a partir da aldeia de São Joanico, no concelho de Vimioso.

6. Observar cetáceos

A sensação de observar animais no seu habitat natural é espetacular e, em Portugal, existem vários lugares que permitem partir num passeio de barco para observar golfinhos e baleias a nadar livremente. Madeira e Açores são verdadeiros santuários marinhos e a observação de cetáceos é uma das atividades "obrigatórias" numa visita às ilhas.

Observação de cetáceos é uma atividade obrigatória
Observação de cetáceos é uma atividade obrigatória Observação de cetáceos nos Açores créditos: Alice Barcellos

7. Saber mais sobre o pão em Seia

O pão, este alimento tão querido dos mais pequenos, é o tema deste museu em Seia que se destaca pela interatividade e pela parte lúdica que oferece aos visitantes. Sabia que o Museu do Pão é o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo? No final da visita, as crianças podem, literalmente, pôr a mão na massa.

8. Visitar uma Aldeia Histórica

Viajar no tempo é possível quando visitamos certos lugares e, em Portugal, existem sítios propícios a isso. A nossa sugestão passa por conhecer uma ou mais das 12 Aldeias Históricas. Locais que ainda são testemunhas da vida noutros tempos e que guardam muitos episódios da história do país. Além disso, estão sempre integradas em paisagens naturais fantásticas, ideais para aliar cultura e natureza no mesmo passeio.

Aldeia Histórica de Castelo Novo, Portugal
Aldeia Histórica de Castelo Novo, Portugal Aldeia Histórica de Castelo Novo créditos: Aldeias Históricas

9. Seguir pegadas de dinossauros

Seria mais óbvio recomendarmos uma visita ao Dino Parque, na Lourinhã, que vale muito a pena para os pequenos aficionados pelo mundo jurássico. Contudo, porque não aliar este passeio a uma visita ao maior trilho de pegadas de dinossauros do mundo? Tem mais de mil pegadas que ficaram conservadas numa pedreira na povoação do Bairro, no extremo oriental da Serra de Aire, uma das unidades que compõem o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

10. Conhecer as pedras parideiras

Mais um lugar único a fechar esta lista de sugestões. Se visitar a aldeia da Castanheira, na Serra da Freita, vai ficar a conhecer o fenómeno das pedras parideiras. Por ação da erosão, alguns nódulos libertam-se da "pedra-mãe" e acumulam-se no solo, deixando no granito uma cavidade. É por isso que os habitantes da aldeia chamaram a esta rocha "pedra parideira", por ser "a pedra que pare pedra". Através de uma visita à Casa das Pedras Parideiras pode ficar a saber mais sobre este fenómeno. E já que está em pleno Arouca Geopark, aproveite para conhecer outros lugares deste Geoparque Mundial da Unesco.