Que fazer um city break, mas não quer ficar com o orçamento muito prejudicado? Para tal, é preciso levar em conta uma série de fatores, a começar por conseguir um bom preço no bilhete de avião, e a terminar nos gastos que vai ter com estadia e alimentação durante a viagem.

Há muitos fatores que entram nesta equação e, em busca das cidades europeias mais em conta para uma escapadinha urbana, o site da Quotezone criou um ranking a que chamou 2024 European Budget Holiday Index. O ponto de partida foram as 12 capitais mais visitadas da Europa, ou seja, as mais desejadas pelos turistas.

As cidades foram classificadas com base em vários critérios que os turistas com um orçamento reduzido devem analisar, tais como: taxa turística, custos de hotel, preço de uma refeição e de uma cerveja, custos de bilhetes de transportes públicos e distância do aeroporto até ao centro.

Varsóvia, capital da Polónia, foi eleita a cidade que oferece os custos mais baixos de viagem neste momento. Não cobra taxa turística e tem os alojamentos mais baratos. Considerada uma das metrópoles mais interessantes da Europa Central, Varsóvia é, sem sombra de dúvidas, um excelente destino para uma escapadinha.

A completar o top 3 estão Zagreb, na Croácia, e Istambul, na Turquia. Lisboa marca presença logo a seguir, no quarto lugar. Por outro lado, as cidades onde vai, seguramente, gastar mais são Amesterdão, Londres e Paris. Conheça a lista completa, com todos os dados, na galeria de fotos.