A CP - Comboios de Portugal e a congénere espanhola Renfe estão a estudar possíveis novas formas de colaboração e o futuro desenvolvimento de operações conjuntas tendo em vista o Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, foi hoje anunciado.

Numa reunião realizada na sede da Renfe, os presidentes da transportadora espanhola, Raül Blanco, e da CP, Pedro Moreira, destacaram o compromisso de ambos os operadores ferroviários em estudar possíveis formas de colaboração e projetos conjuntos, para contribuir para o sucesso do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, que se realizará em Espanha e Portugal, bem como em Marrocos.

As duas empresas "procurarão iniciativas para facilitar a mobilidade entre os dois países durante este evento desportivo internacional", disse a Renfe num comunicado hoje divulgado e citado pela agência Efe.

Com isto, tanto a Renfe como o operador ferroviário português "procuram otimizar o transporte" e oferecer alternativas sustentáveis aos adeptos que se desloquem entre Espanha e Portugal, duas das sedes do torneio.

Esta reunião de trabalho serviu também para analisar a situação atual dos contratos de aluguer de material circulante, bem como para estudar possíveis colaborações futuras em projetos transfronteiriços de vários tipos.

Também se analisou o estado do acordo de colaboração entre as duas empresas sobre comboios turísticos e a possibilidade de levar a cabo iniciativas para promover o turismo de qualidade em ambos os países.