Num dia de muito calor, depois de um passeio por estradas poeirentas e acidentados, chegar a Buracona é encontrar o paraíso. De um lado a Montanha Leste, que parece uma pirâmide. Do outro, o mar azul turquesa que bate forte contra as rochas e enche as piscinas naturais, convidando a um banho fresquinho e relaxado. É um lugar de sonho, com uma paisagem única que vale, por si só, a visita.

Há, porém, mais um ponto de interesse na Buracona: o chamado “Olho Azul”.

Quando nos aproximamos da caverna, o lugar não impressiona muito. À primeira vista é apenas um buraco com água dentro, mas, em dias de sol, num determinado horário (geralmente por volta das 11 horas), quando os raios solares atingem um determinado ângulo e batem nesta água, criam um efeito, que parece um olho azul, com tonalidades fantásticas. É bonito de ver, mas não a razão principal para visitar a Buracona.

Nadar nas piscinas naturais ou almoçar no restaurante com vista para o mar, que existe no local, pode ser, para muitos, mais apelativo do que ficar na fila e pagar 3 euros para ver o “Olho Azul”. Ainda assim, é uma experiência única a não perder quando se visita a ilha do Sal.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram