Na remota costa sudeste da Malásia situa-se um paraíso escondido a descobrir, a Costa Desaru. Banhada pelas águas quentes e convidativas do Mar do Sul da China, este destino de sonho oferece uma mescla perfeita de beleza natural, praias praticamente intocadas, aventuras emocionantes e resorts que oferecem uma experiência de férias perfeita.

Estes são motivos mais do que suficientes para rumar ao sudeste da Malásia, sendo bastante fácil lá chegar. A opção mais prática e rápida é apanhar um voo interno de uma hora de Kuala Lumpur para Johor Bahru, uma das maiores e mais populosas cidades do país. Do aeroporto de Johor Bahru até Desaru pode apanhar-se um táxi, uma viagem cénica de 1 hora. Em alternativa, é possível fazer a viagem de Kuala Lumpur até Desaru de carro, o que demora aproximadamente 4 horas.

Anantara Desaru Coast Resort e Villas
A Ana no Anantara Desaru Coast Resort e Villas créditos: The Travel in Pink

Recomendo incluir a Costa Desaru num roteiro pela Malásia e combiná-la com outras localizações no país, como Kuala Lumpur.  O facto da Costa Desaru estar localizada a menos de 2 horas de Singapura, faz com que seja um destino também bastante procurado por quem vive ou visita este país do Sudeste Asiático. Para quem viaja de Singapura, existe um ferry que atravessa o Estreito de Johor em direção a Desaru.

Uma das principais atrações da Costa Desaru é a sua praia excecional, com vastas extensões de areia dourada e águas quentes cristalinas, criando um cenário idílico. À medida que o sol se põe no horizonte em tons de laranja e rosa, o ambiente tranquilo convida a um final de dia inesquecível, apreciando a beleza de um espetáculo natural que ficará certamente gravado na memória.

Para além da praia, a Costa Desaru é um verdadeiro paraíso que oferece múltiplas atividades adaptadas às preferências dos mais diversos estilos de viajantes. Os mais aventureiros poderão praticar desportos aquáticos emocionantes como jet ski, parasailing ou passeios de barco ao longo da costa.

Os amantes de natureza podem explorar a exuberante floresta tropical circundante, percorrendo trilhos e admirando a rica biodiversidade da região. Podem também optar por passeios de bicicleta ou de observação de aves, já que Desaru abriga mais de 100 espécies. E também é possível navegar pelos manguezais do Rio Lebam.

Para quem procura conhecer a cultura local, uma visita à Quinta da Fruta de Desaru é imperdível. Considerado o melhor local de agroturismo do país, nesta quinta podem ver-se variadas plantações de frutas, ervas e hortícolas, bem como aprender mais sobre a rica herança agrícola da região.

Os entusiastas de golfe vão adorar os campos reconhecidos internacionalmente, com vistas deslumbrantes sobre o oceano. Uma excelente experiência para famílias passa por visitar o Adventure Waterpark, que oferece uma grande diversidade de escorregas aquáticos adaptados a diferentes faixas etárias e níveis de adrenalina.

Nesta região recomendo ficar no Anantara Desaru Coast Resort e Villas, situado num jardim tropical nas margens de uma praia remota e praticamente deserta. Quer estejam à procura de uma escapada romântica, de um retiro familiar ou de um fim de semana relaxante, este resort é o refúgio de praia perfeito na Malásia.

 Anantara Desaru Coast Resort e Villas
Uma das piscinas do Anantara Desaru Coast Resort e Villas créditos: The Travel in Pink

O Anantara Desaru Coast oferece quartos confortáveis e bem decorados localizados no edifício principal, com terraços com vistas incríveis para o mar. Para quem prefere uma experiência mais exclusiva e privada, existem villas isoladas em estilo tradicional, viradas para a lagoa. Grupos e famílias podem ficar em residências amplas com cozinhas totalmente equipadas e piscinas de borda infinita voltadas para o mar.

Há muitas experiências para desfrutar no Anantara Desaru, desde tratamentos de spa, a aulas de ioga ou de dong stick na praia, ao nascer do sol. Existem também workshops onde se pode aprender, por exemplo, a fazer um esfoliante natural. Não percam o cinema ao ar livre sob a luz das estrelas, uma experiência fantástica a ter nas noites quentes da Malásia. Uma das minhas atividades favoritas foi uma caminhada matinal na área circundante do resort, para aprender mais sobre as plantas e animais endémicos desta região.

Por fim, quem gosta de piscinas poderá optar por relaxar na piscina localizada no coração do resort, rodeada por jardins frondosos, ou na de borda infinita situada literalmente na praia, em frente ao mar.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, The Travel in Pink ou a sua página de Instagram.