Hoje, Portugal tem os olhos postos em Leipzig pois é nesta cidade que a seleção de futebol estreia-se no Euro2024 frente à Chéquia.

Para os amantes das viajantes, tudo é pretexto para viajar e, se gostaria de explorar mais a Alemanha, Leipzig deve estar na lista de cidades a visitar.

Pouco mais de uma hora de comboio basta para chegar de Berlim à atraente Leipzig, uma cidade histórica mas também muito verde, musical e criativa. A cidade faz parte do chamado Triângulo Saxão que inclui também Dresden e Halle.

A Igreja de São Nicolau é um dos lugares que marcou a história: aí nasceu um movimento que se traduziu, a 9 de outubro de 1989, numa manifestação de 70 mil pessoas – um mês antes da queda do Muro de Berlim – data que é recordada anualmente no Festival das Luzes.

Outros festivais, em especial musicais, animam a cidade. É o caso do Bach Fest, em homenagem a Johann Sebastian Bach, que aqui compôs algumas das suas obras mais importantes; ou do Klassic Airleben, com concertos gratuitos da reputada Gewandhaus, a mais antiga orquestra secular alemã, no parque Rosental. O calendário é muito diversificado ao longo do ano, abrangendo desde música gótica a música de câmara e jazz.

A visita deve incluir o bairro da moda Plagwitz, o preferido de jovens e criativos, assim como a vizinha Spinnerei, antiga fábrica convertida em espaço cultural com mais de uma centena de estúdios de artistas, galerias, sala de cinema (e sessões ao ar livre no verão). A não perder, também, o parque Clara Zetkin para tranquilos passeios com uma pausa refrescante junto ao lago. Por falar em espaços verdes, a Universidade de Leipzig tem o Jardim Botânico mais antigo da Alemanha, que é aberto ao público.

Fica também em Leipzig um dos cafés mais antigos da Europa, o Arabischen Coffe Baum em funcionamento desde 1711.

Explorar a pé o centro histórico antigo é uma das atividades a não perder na cidade. O zoo, a ópera, a Red Bull Arena (onde Portugal joga esta noite), a Igreja de São Tomas, museus dedicados a Bach e a Mendelssohn são outras atrações em destaque nesta urbe alemã que conquista pela história, cultura e espaços verdes.

Além de ser possível chegar de comboio, a cidade conta também com um aeroporto localizado a cerca de 15 minutos do centro.

No site do turismo oficial de Leipzig encontra mais informações para planear uma escapadinha até esta cidade.