Ao longo dos séculos Tânger assumiu-se como a porta de entrada da Europa para o Norte de África, apresentando por isso uma mescla extremamente rica e interessante de raízes árabes e africanas, com uma influência marcadamente europeia.

Esta riqueza histórica e cultural, bem como a proximidade e relativa facilidade de viajar de Portugal para Tânger, fazem deste destino uma excelente opção para um fim de semana prolongado. Existem voos diretos de Lisboa e Porto e é possível em alternativa conduzir até Tânger passando o estreito de Gibraltar num ferry entre Tarifa, em Espanha, e Tânger. Pela sua posição geográfica, é também o ponto de partida ideal para uma roadtrip pelo Norte de Marrocos.

Há muitos sítios interessantes para ver em Tânger e na região circundante, pelo que vos deixo sugestões do que não podem perder quando visitarem esta cidade marroquina.

Medina de Tânger

A Medina de Tânger localiza-se na parte mais antiga da cidade e é famosa pelas ruas e passagens estreitas e labirínticas que conduzem a uma falésia sobre o mar, tendo a muralha que envolve esta zona sido construída por portugueses.

Tânger
A Ana nas ruas de Tânger créditos: The Travel in Pink

Dediquem algum tempo a explorar esta parte da cidade e a encontrar detalhes da arquitetura de influência hispano-mourisca em cada recanto. A cor reina na Medina, nas ruas pintadas de cores distintas e murais, nas escadarias coloridas e até mesmo nas buganvílias vibrantes que adornam as paredes.

Não percam a Praça Petit Socco (o centro da Medina com cafés tradicionais que são o ponto de encontro dos habitantes locais), o Grand Socco (uma praça extensa com palmeiras e uma fonte central, na entrada para a Medina) e a Grande Mesquita.

Tânger
Tânger créditos: The Travel in Pink

Kasbah

A Kasbah situa-se na parte norte da Medina e é uma das principais atrações da cidade, com vários sítios a visitar como a Praça da Kasbah, com um miradouro apresentando vistas impressionantes para o porto, a cidade e o Estreito de Gibraltar, ou o Palácio Dar-el Makhzen que acolhe o Museu Kasbah dedicado a culturas mediterrâneas.

Esta zona é perfeita para comprar produtos locais e artesanato típico marroquino, bem como para experimentar a gastronomia tradicional num dos muitos restaurantes disponíveis.

Museu da Legação Americana de Tânger

O Museu da Legação Americana de Tânger documenta as primeiras relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Marrocos. Esta mansão que já foi um consulado e atualmente se converteu num museu, constitui o primeiro exemplo de património imobiliário que os Estados Unidos detiveram no estrangeiro.

Vale a pena visitar o Museu pelo seu legado histórico e por albergar algumas exposições interessantes que mostram Tânger retratada pelos olhos dos artistas que viveram nesta cidade, como por exemplo o escritor americano Paul Bowles.

Orla Marítima

Sendo Tânger uma cidade costeira, passear pela orla marítima é obrigatório. Nesta parte nova da cidade situam-se muitos dos grandes hotéis internacionais. Na praia urbana encontrarão certamente alguns camelos a passear nas areias douradas banhadas pelo Estreito de Gibraltar.

Cabo Espartel

Cabo Espartel
Cabo Espartel créditos: The Travel in Pink

Na região de Tânger, não percam a visita ao famoso Cabo Espartel, a cerca de 14 quilómetros da cidade. O caminho para o cabo é bastante cénico, com vistas para o mar e diversas praias desertas, colinas cobertas de pinheiros e uma zona residencial exclusiva com palácios e vilas luxuosas.

O Cabo Espartel é um marco geográfico, não apenas por se situar no extremo noroeste do continente africano, mas também por marcar a fronteira marítima entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Assinala ainda a entrada do famoso Estreito de Gibraltar.

Existe um farol na ponta do promontório, cuja luz se pode ver a 23 milhas náuticas.

Grutas de Hércules

Ao pé do Cabo Espartel é possível visitar as Grutas de Hércules, um complexo arqueológico com duas entradas distintas, uma delas com acesso direto ao mar.

O seu nome deve-se a uma lenda segundo a qual o herói da mitologia grega Hércules descansou nestas grutas e separou a Europa de África com um golpe de espada, criando o Estreito de Gibraltar.

Tetouan

Localizada nas imediações das montanhas do Rif, a cerca de 60 quilómetros de Tânger, Tetouan é uma bonita cidade que merece também uma visita. Apelidada de Pomba Branca de Marrocos, devido aos edifícios brancos de inspiração arquitetónica hispânica, Tetouan e a sua Medina foram consideradas Património Mundial da UNESCO.

Tetouan
A Ana em Tetouan créditos: The Travel in Pink

Efetivamente, Tetouan é a cidade marroquina com maior influência hispano-mourisca. Durante algumas décadas do século XX, tornou-se mesmo a capital do protetorado espanhol de Marrocos.

Visitem em Tetouan a área da Medina e o Parque Feddan, o Museu Arqueológico e o bairro do Souk para fazer compras de artesanato e produtos tradicionais.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram.