O Viajar em Portugal surgiu na altura da pandemia. Quando não era possível sair de casa, Yvan Costa Mendes teve a ideia de criar o projeto primeiro no Facebook e, depois, no Instagram como forma de "promover o melhor do país". Desde então tem viajado por Portugal de norte a sul, dando a conhecer aldeias, vilas, praias, miradouros e lugares menos conhecidos.

Como/quando começou o “bichinho” das viagens?

A minha vida sempre foi entre países. Português, nascido em Paris, durante anos a fio fazia viagens entre cá e lá. Mais tarde vivi em Espanha durante o meu mestrado e aprendi com os meus pais o gosto de conhecer o mundo. O facto de ter tido a sorte dos meus pais me terem levado sempre a viajar moldou-me bastante. Viajei por mais de 40 países e um facto curioso: muitas vezes de barco. Uma das viagens mais incríveis que fiz foi do Brasil a Lisboa a navegar.

Porque é que decidiu criar um projeto de viagens dedicado a Portugal?

Sou gestor de marcas e faço marketing e publicidade durante grande parte do meu dia a dia. Na altura da pandemia, quando todos estávamos fechados em casa, sem viajar, tive a ideia de usar a única coisa que sabia fazer “mais ou menos bem”, marketing e criação de marcas. Como poderia ajudar o meu país e sentir-me útil? Surgiu-me logo a ideia de promover o melhor do país e fundei, em março de 2020, o Viajar em Portugal no Facebook e, mais tarde, no Instagram, que atualmente conta com mais de 153 mil seguidores, só no Instagram. O objetivo é promover o melhor de Portugal e mostrá-lo segundo a minha perspetiva.

Este verão lancei o Viajar em Portugal no Tik Tok e está a ser um fenómeno! Incrível como os portugueses amam “secretamente” o seu país. Podíamos todos verbalizá-lo mais fora das redes.

De que forma tenta inspirar os seus seguidores no Instagram?

Gosto de mostrar cantos e histórias pouco conhecidas de Portugal.

A minha cidade, a Figueira da Foz, é incrível: tem mar, um dos maiores areais urbanos da Europa, serra, lagoas, rio, cultura, boa comida, boas pessoas.

O nosso país é um mundo dentro de um pequeno país

O norte de Portugal é incrivelmente acolhedor, rico em tradições, biodiversidade, história e paixões por contar.

Se viermos até ao Alentejo, conseguimos viver uma experiência completamente diferente, desde as vindimas, o colher da azeitona ao luar, o encanto da costa alentejana…

O nosso país é um mundo dentro de um pequeno país. Poderia estar aqui horas a falar de cantos e recantos mágicos e desconhecidos do nosso país, o melhor é espreitarem o Viajar em Portugal.

Além de viajar, gosta muito de…

Gosto muito de conhecer. Lugares, pessoas, histórias. Sou muito curioso, faço perguntas, gosto de ouvir e gosto de contar histórias.

A pequena aldeia de Penalobo, no Sabugal, é um encanto por descobrir

Qual considera ser a região de Portugal que ainda guarda muitos lugares “secretos”?

Tenho uma paixão muito grande pelo concelho do Sabugal. As cinco vilas medievais, a aldeia histórica de Sortelha que vou lá muitas vezes apenas “existir” e contemplar – fascina-me a ideia de que antes de mim pisaram aquelas pedras milhares de histórias que continuarão a acontecer depois de mim.

A pequena aldeia de Penalobo, no Sabugal, é um encanto por descobrir. Tem um baloiço incrível em forma de lobo, com uma vista para a Serra da Estrela de cortar a respiração. É um dos paraísos menos conhecidos de Portugal.

Viagens mais marcantes e porquê?

A travessia do Atlântico desde o Brasil até Lisboa. Descobrir toda a costa brasileira e conhecer a mistura de culturas, histórias e tradições… Estar no meio do oceano completamente desconectado durante cinco dias e cinco noites, apenas a olhar o luar e as estrelas, refletir como os corajosos navegadores portugueses estavam ali “perdidos” com a esperança de encontrar um futuro melhor. Senti a mesma sensação na Índia, em Goa. Acho que somos um povo que nos momentos-chave é muito corajoso e que tem uma força e energia “escondidas” que deveríamos expressar mais.

Próximos destinos a explorar em breve?

Estou ansioso por voltar ao Douro na altura das vindimas, passear por todas aquelas aldeias e conhecer pessoas e histórias apaixonantes – quero muito mostrar a todos estes pequenos segredos do nosso país. Outra viagem que tenho nos planos e gostava de fazer em breve é a Rota da Estrada Nacional 2. Acho que essa viagem é “aquela” que me falta enquanto embaixador do nosso país.

Dica de viagem mais valiosa que podem dar.

Planeiem a viagem com antecedência. A partir do momento que começo a imaginar cada detalhe, começo a viver a viagem. Afinal, a viagem é mais do que o período em que a fazemos, é o antes, o durante e o depois. E, claro, não se esqueçam de deixar tempo para acontecer o inesperado. Perder-se é, normalmente, a melhor parte da história.

Lugar preferido em Portugal.

Ainda gostava de encontrar um lugar em Portugal que não fosse o “preferido”. Só para ver qual seria a sensação.