Não sabemos se tantas pesquisas resultaram em férias efetivamente programadas, mas não há dúvidas: os utilizadores do Airbnb querem (ou sonham com) vista para o mar nas suas férias de verão. É a conclusão óbvia da lista de destinos nacionais mais pesquisados no Airbnb divulgada hoje pela plataforma de arrendamentos de curta duração, que partilhamos abaixo, acompanhados de ligações para alguns dos nossos artigos sobre esses lugares (que não se esgotam apenas nas suas praias).

Peniche

Fortaleza em Peniche
Fortaleza de Peniche, que atualmente alberga o Museu Nacional Resistência e Liberdade créditos: andarilho.pt

A cidade mais ocidental da Europa Continental é conhecida pelas suas extensas praias e pela proximidade do arquipélago das Berlengas, uma reserva natural onde se encontram espécies raras de fauna e flora. É uma região muito procurada pelas condições favoráveis de desportos náuticos, em particular o surf. A praia dos Supertubos, por exemplo, é considerada um ex libris para surfistas de todo o mundo. Espreitem aqui as nossas recomendações.

Conceição de Tavira

Conceição de Tavira
Igreja de Nossa Senhora de Conceição de Tavira créditos: Câmara Municipal de Tavira

Conceição de Tavira é uma localidade do município de Tavira que fica a poucos minutos a pé (ou de bicicleta, usando a ciclovia) de Cabanas de Tavira. A praia não é o único atrativo desta parte do sotavento algarvio: possui uma área de 457 hectares de perímetro florestal, quatro pequenas barragens e um parque de lazer. Tem ainda outro ponto a seu favor: é possível chegar de comboio (descendo no apeadeiro Conceição da Linha do Algarve).

Cascais

Forte de Santa Marta, em Cascais
Forte de Santa Marta, em Cascais Arquivo

É um dos principais destinos turísticos do país, devido às suas praias, centro histórico e frente marítima, onde se destacam a Boca do Inferno e o incontornável Cabo da Roca (o ponto mais ocidental da Europa continental). Algumas das suas praias mais concorridas ficam a uma curta distância do comboio, mas há muito mais para explorar ao longo da Linha de Cascais. Destaque ainda para a Quinta do Pisão, uma vasta área protegida de livre acesso que integra o Parque Natural de Sintra-Cascais e oferece trilhos para caminhadas e várias atividades ao ar livre.

Nazaré

Baloiço da Nazaré
Baloiço da Nazaré créditos: Arquivo

Nazaré evoluiu de aldeia piscatória para destino turístico ao longo do século XX, ao ponto de ter sido um dos primeiros pontos de interesse do turismo internacional em Portugal, devido em grande parte às suas praias. Mais recentemente, a vila tornou-se sinónimo das maiores ondas de surf do mundo devido ao recorde obtido por Garrett McNamara, na Praia do Norte, em novembro de 2011, com uma onda de 30 metros. Atualmente, é palco dos maiores campeonatos internacionais de surf e recebe muitos desportistas desta modalidade, assim como muitos curiosos e de turistas interessados em ver de perto as suas ondas gigantes.

Moledo do Minho

Praia de Moledo, Caminha
Praia de Moledo, em Caminha créditos: Cinco Estrelas

A 20km de Viana do Castelo e acessível por comboio, Moledo do Minho é uma pequena aldeia cuja atração mais óbvia é a sua praia, uma das mais inconfundíveis do país devido ao enorme monte que se eleva no seu horizonte (o Monte de Santa Tecla, já do outro lado da fronteira com Espanha).

Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar
Zambujeira do Mar créditos: Arquivo

As praias estão entre os principais motivos de interesse desta pequena povoação na costa alentejana, que também tem algo a oferecer a quem privilegia o turismo de natureza (com alguns trilhos integrados no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina) e o desporto. A nível de eventos, uma das grandes atrações é a realização do Festival do Sudoeste, em Agosto, na Herdade da Casa Branca.

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes
Vila Nova de Milfontes créditos: Viver o Mundo

Apelidada de "Princesa do Alentejo", devido à sua beleza natural e importância como destino turístico na região, Vila Nova de Milfontes é conhecida pelas suas praias e paisagens pitorescas junto à foz do rio Mira. Espreitem aqui o nosso roteiro.

Olhos de Água

Olhos de Água
Praia da Falésia, em Olhos de Água, Albufeira créditos: Strazzera

Com uma tradição piscatória, Olhos de Água deve o seu nome às nascentes de água doce existentes entre as rochas no extremo leste da sua praia homónima. Durante a maré baixa é muito fácil encontrar os olheiros borbulhando na areia e sentir a frescura que vem das profundezas. Ali muito perto fica a Praia da Falésia, com um extenso areal rodeado de penhascos em tons de vermelho e branco.

Porto Santo

Porto Santo
Porto Santo créditos: Arquivo

Conhecida como a ilha dourada, Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do Arquipélago da Madeira e é famosa pela sua praia de areia com 9 quilómetros de extensão, banhada por um mar de cor azul turquesa. Vale a pena relembrar que a região ganhou este ano a distinção de "Melhor Destino de Praia da Europa", na gala dos World Travel Awards (Prémios Mundiais de Viagem). Povoada há 600 anos, a ilha conserva um importante património histórico que remonta à época da expansão marítima, com destaque para a marca aqui deixada por Cristóvão Colombo (celebrada anualmente no Festival Colombo). Podem espreitar aqui algumas das suas mais belas paisagens.

Cabanas de Tavira

Cabanas de Tavira
Cabanas de Tavira créditos: Flickr/guillaumeclick (cc)

Esta vila piscatória é a localidade do concelho de Tavira que mais visitantes recebe ao longo do ano, atraídos pelo seu acesso por barco à ilha barreira de Cabanas, com os seus 7 quilómetros de areal, e pela sua gastronomia local, onde se destaca o restaurante da chef Noélia Jerónimo.