Fundada em 1947 com uma génese agrícola, a Herdade da Barrosinha apresenta um património histórico e cultural bastante rico que reflete as atividades do passado e do presente, das quais se destacam o turismo, as atividades agrícolas e florestais e a produção de vinho.

A menos de 10 minutos de carro de Alcácer do Sal, o Hotel da Barrosinha, que faz parte do complexo da herdade com o mesmo nome, é o destino ideal para quem procura uma experiência autêntica nesta região do Alentejo, bem como um refúgio para relaxar e desconectar da rotina diária.

Assim que cheguei fui acolhida da melhor forma pela equipa simpática e incansável para proporcionar aos hóspedes a melhor experiência, que me deu a conhecer o espaço do hotel, caracterizado pela combinação de elementos de design com alguns apontamentos que remetem para a herança histórica da propriedade.

Fiquei instalada num quarto com uma decoração que mescla influências rústicas e linhas modernas, proporcionando uma atmosfera acolhedora e confortável. Rendi-me de imediato à varanda com vistas rasgadas para a piscina, convidando a finais de tarde de relaxamento e descontração. Para além de quartos e suites, o hotel disponibiliza ainda algumas casas com um ou dois quartos, com um terraço privado e totalmente equipadas. Para grupos maiores, a Casa do Pinhal oferece quatro quartos e uma piscina privativa.

A piscina exterior é perfeita para dias quentes de verão, bem como as várias áreas de lazer disponíveis. Uma delas é o salão de convívio, onde também se serve o buffet de pequeno-almoço (por sinal, excelente e variado), com uma estética bastante distintiva que combina elementos industriais com peças de design. O terraço exterior, onde se pode também tomar o pequeno-almoço, e que durante o dia funciona como bar, apresenta uma decoração em tonalidades quentes e ocre, com reminiscências marroquinas.

No Hotel da Barrosinha é também possível usufruir da excelente gastronomia tradicional na Taberna, originalmente concebida para o convívio dos locais, mas que abre agora as portas aos visitantes do hotel e da herdade, oferecendo pratos típicos da culinária alentejana, preparados com ingredientes frescos e locais. O próprio espaço do restaurante é característico da aldeia da Barrosinha, tendo mantido a sua traça original e castiça.

Há muitas experiências a não perder no espaço do hotel. Para além da possibilidade de um dia passado na piscina, um plano perfeito para esta época de verão, é possível passear nas vinhas da herdade ou visitar a adega para saber mais sobre a sua atividade vinícola, terminando com uma prova de vinho. Como alternativa, pode percorrer-se a herdade a pé ou de bicicleta, para admirar a sua bonita paisagem tipicamente alentejana.

Alcácer do Sal e Comporta aqui tão perto

Na zona do Hotel da Barrosinha, uma visita a Alcácer do Sal é imperdível. Já tinha passado várias vezes por Alcácer do Sal a caminho do Algarve ou da zona da Comporta, de que tanto gosto, e nunca lhe tinha dedicado o tempo e a atenção que merece. Localizada nas margens do Sado, esta encantadora cidade alentejana combina uma história rica, tradição e paisagens cativantes.

Ao chegarmos a Alcácer do Sal, somos impactados pela visão do castelo que se ergue majestoso sobre a cidade e sobre o rio. O castelo foi mandado construir no século XII, mas terão existido antes naquele local outras instalações militares pela sua situação privilegiada, sendo um testemunho vivo da longa e rica história da região. Aos seus pés, estende-se o casario branco num labirinto de ruas estreitas que se espraiam até ao Sado e à marginal.

A origem da cidade remonta a tempos muito antigos. Vestígios arqueológicos mostram que foi habitada desde o período Neolítico, tendo sido ponto de passagem de variados povos, entre gregos, fenícios, romanos e árabes. Vale a pena dedicar algum tempo a percorrer as ruas de Alcácer do Sal e a explorar diversos monumentos como a Igreja de Santa Maria do Castelo, a Igreja de Santo António, a Ermida do Senhor dos Mártires e o Museu Municipal de Arqueologia.

Não deixem de subir à zona do castelo, para apreciar as suas vistas cénicas e a atmosfera serena. Os entusiastas de baloiços encontrarão nas imediações um baloiço com uma perspetiva privilegiada da cidade e do rio.

Para os amantes da natureza, Alcácer do Sal oferece diversas opções de atividades ao ar livre, como caminhadas. A proximidade do rio Sado permite também a prática de atividades aquáticas, incluindo passeios de barco pelo rio que constituem uma excelente forma de apreciar a paisagem natural e a rica biodiversidade da região.

Alcácer do Sal está também convenientemente localizada a menos de meia hora da Comporta, pelo que é uma excelente opção para se visitar as praias daquela região, como a própria praia da Comporta, o Pego ou o Carvalhal.

Praia da Galé
Praia da Galé Praia da Galé créditos: The Travel in Pink

Um pouco mais a sul, a Praia da Galé nas Fontainhas merece também uma visita. Rodeada de arribas fósseis com formações rochosas com cerca de cinco milhões de anos, a paisagem nesta praia é impressionante e completamente diferente das outras praias da região, caracterizadas pela costa com dunas de areia.

Por fim, recomendo uma visita ao Cais Palafítico da Carrasqueira, situado no Parque Natural do Estuário do Sado. Este impressionante cais de madeira construído nas décadas de 1950 e 1960 para os pescadores da zona acederem mais facilmente aos seus barcos, ergue-se sobre estacas no estuário do Sado, criando um labirinto de passarelas sinuosas que se estendem sobre as águas tranquilas. O cais oferece vistas deslumbrantes, especialmente ao pôr-do-sol, e um vislumbre do modo de vida tradicional dos pescadores locais.

Cais Palafítico da Carrasqueira
Cais Palafítico da Carrasqueira Cais Palafítico da Carrasqueira créditos: The Travel in Pink

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram.