Afirma-se como um mozzarella bar, mas é um verdadeiro embaixador da gastronomia italiana em Portugal. O conceito Obicà nasceu na Itália há 20 anos, chegou a Portugal há menos tempo, mas parece ter vindo para ficar. O primeiro espaço abriu na baixa portuense, em 2021, pela iniciativa de uma sociedade portuguesa, a Vanity Comet. O segundo espaço abriu em Lisboa, no Príncipe Real, no ano passado.

Fomos conhecer a primeira casa do Obicà em Portugal, um espaço arrojado na Rua da Picaria. O conceito é simples: proporcionar uma viagem pela autêntica gastronomia italiana. O foco é nos produtos e na confeção, por exemplo, não é usado o tão português refogado ou estrugido com cebola e alho. Praticamente, todos os produtos vêm de Itália, a começar pela "estrela da companhia", a mozzarella DOP.

Trazida semanalmente de Campana, a mozzarella marca presença em vários momentos da refeição, desde às entradas, juntamente com outros queijos, verduras fritas e charcutaria italianas, até às pizzas que são um capítulo à parte no Obicà. Pelas mãos do chef Davi Cunha, a massa, feita com a farinha Molino Paolo Marian, repousa 48 horas antes de assar, garantindo uma leveza que nem sempre está presente noutras pizzas. Também a foccacia que estava super fofa é produzida na casa.

Além da mozzarella, que é feita com leite de búfala, também a burrata e a stracciatella, feitas com leite de vaca na região de Apúlia, são protagonistas da carta do Obicà e, como comprovámos, a combinação entre pesto e stracciatella é muito bem sucedida numa das pizzas apresentadas na nova carta. Uma conjugação de sabores que é suave ao paladar, destacando a frescura dos ingredientes e a leveza da massa.

Antes ou depois dos queijos e das pizzas, outro dos pratos "obrigatórios" a experimentar no restaurante é o tártaro de tomate (tartare di pomodoro). Não há mistérios, apenas ingredientes nobres: tomates orgânicos picados com um toque crocante, mostarda, alcaparras fritas e molho de manjericão. É mesmo um daqueles pratos que combina na perfeição com o verão.

Outro elemento que casa muito bem com estação quente são os cocktails e vai encontrar uma seleção dos mais clássicos como Negroni, Fiero Spritz ou Espresso Martini, além de versões próprias como o Moscow Mule. Para celebrar os 20 anos da marca Obicà, atualmente presente em cinco países, foram lançados novos cocktails em homenagem a seis cidades italianas onde a marca está presente: Florença, Turim, Roma, Palermo, Milão e Cagliari.

Obicà, Porto
Obicà, Porto Spaghetti al Gamberi créditos: Divulgação

A experiência gastronómica deve incluir, pelo menos, um prato de pasta. Obviamente que também aqui há uma história por trás do produto. As pastas são provenientes de Campana, do Pastificio Gentile, e têm por base a sêmola de trigo duro. São secas ao ar livre, a baixa temperatura, pelo método tradicional Cirillo, ganhando uma cor mais clara, naturalmente desidratadas e com pouco glúten. Entre as mais tradicionais Cacio e Pepe ou Trofie al Pesto, a nossa escolha foi para o Spaghetti al Gamberi, uma das novidades de verão que combina molho bisque, camarões e courgette.

Ainda houve espaço para degustar uma seleção de sobremesas icónicas que também fazem sucesso no restaurante: Torta Tenerina al Mascarpone, uma torta de chocolate feita com mascarpone; Torta di Limone, outro clássico italiano que combina muito bem com o verão e, como não poderia faltar, o Tiramisù que também se mantém fiel à receita italiana. Como tudo no Obicà. Foi mesmo uma viagem à Itália sem sair da Rua da Picaria.

O SAPO Viagens visitou o Obicà a convite do restaurante